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Você delega ou “delarga”?

Delegar é uma das habilidades mais complexas a serem desenvolvidas por um líder. Para que seja realizada com eficácia é importante que haja clareza, organização e confiança.

A habilidade em si não é tão difícil de ser aprendida. No entanto, requer muita atenção para não cair em armadilhas, atitudes que sabotam a ação de forma inconsciente. Quer um exemplo? Muitas pessoas confundem delegar com passar a responsabilidade para o outro, como se  transferir  uma tarefa para o colaborador, o eximisse das responsabilidades. Agir dessa forma é cair na armadilha de delargar – passa  a responsabilidade e depois apenas cobra.

Quando na verdade, delegar é passar algo a ser feito em forma de desafio, para que o colaborador se desenvolva e cresça com isso, compartilhando a responsabilidade pelo resultado obtido.

Para que o ato de delegar ocorra da melhor forma possível, há passos fundamentais que devem ser respeitados:

1 – É preciso ter clareza do que se vai pedir, da tarefa a ser delegada;

2 – É fundamental saber exatamente quem poderá executar essa tarefa; não cair na armadilha de escolher quem está mais disponível, em vez de quem está mais preparado para atividade;

3 – Deixar claro quais são os recursos e os limites para essa pessoa, o colaborador precisa saber até onde pode atuar;

4 – Realizar encontros  periódicos com seus “delegados” para fazer um alinhamento.

Quando não cumprimos qualquer um desses passos, a delegação corre o risco de não ser tão eficaz.

Agora responda: Você delega ou delarga?



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