Notícias
Postado em 22/09/2022
Valorização da vida é mensagem do Setembro Amarelo no CEV
Setembro é o mês de fortalecimento das ações de conscientização sobre a prevenção do suicídio. Sempre abraçando causas importantes para a qualidade de vida, o CEV Colégio está realizando atividades em alusão à campanha Setembro Amarelo. Este ano, as ações que pintam tudo de amarelo estão voltadas para a formação dos educadores, buscando informar e preparar a equipe CEV para apoiar os alunos em suas demandas emocionais.
O Projeto Conviver, que já realiza trabalhos de desenvolvimento das habilidades socioemocionais, promoveu um momento de capacitação em parceria com a KUAU, organização especializada na formação de jovens protagonistas de seus projetos de vida. Em uma roda de conversa online, as psicólogas Viviane Pires e Helena Carvalho destacaram a importância da inteligência emocional para a prevenção de comportamentos de risco.
O encontro reuniu mais de 40 participantes da equipe CEV, dialogando sobre estratégias para auxiliar os alunos. De acordo com Helena Carvalho, existem formas de trabalhar a temática na escola de acordo com cada faixa etária, quebrando o tabu que envolve o assunto.
“Não podemos negligenciar o número gritante de alunos pedindo ajuda. É preciso dialogar com nossas crianças e jovens sobre valorização da vida, percebendo os sinais de alerta na escola e sabendo como lidar com isso. Quem está dentro da escola tem papel fundamental nessa rede de apoio”, explicou a psicóloga.
Como forma de complemento dessa ação, o psiquiatra da infância e adolescência, Dr. Edson Guilherme, conduziu uma roda de conversa presencial na unidade CEV Kennedy. O profissional falou com a equipe sobre valorização da vida e a relação escolar, destacando a importância da rede de atenção e estratégias de manejo.
Durante todo o mês de setembro, o CEV Colégio dá continuidade à programação com os colaboradores. O Departamento Humano (DH) está percorrendo as unidades oferecendo um momento de conversa e meditação guiada.