Notícias
Postado em 11/03/2024
III Congresso iCEV foi gigante!
O III Congresso iCEV de Direito, Negócios e Tecnologia mostrou porquê é o maior congresso acadêmico do Piauí. Com mais de 1.200 pessoas envolvidas, foram 3 dias (6 a 8 de março), de muito aprendizado, nos quais inovação, conexão, educação, transformação e networking foram vivenciados ao máximo por todos os participantes.
Primeiro dia – 06 de março
Abrindo com chave de ouro, a Orquestra Sanfônica de Teresina emocionou todos os participantes tocando o hino do Piauí ao som dos acordeões.
Na oportunidade do Congresso, o iCEV homenageou professores e alunos que se destacaram em 2023:
O Prêmio destaque iCEV ficou com a Lilian Gabriella por seu Projeto de responsabilidade social Masanetau Warao; no curso de Administração foram destacadas a professora Laysa Policarpo e aluna Ana Letícia; em Direito foi a vez da professora Allana Gomes e do aluno Rodrigo Ariza, já em Engenharia de Software os homenageados foram professor Luciani Vireira e o aluno Alberto Moura.
A palestra Magna “O Piauí que Queremos, Agora!” foi comandada por Rafael Fonteles, Governador do Piauí, e Vitor Hugo, Presidente da Investe Piauí.
“O mundo da Educação não pode estar distante do mundo do trabalho. As empresas precisam estar perto das universidades. Os alunos têm que estar bebendo na fonte do mundo corporativo”, disse Rafael Fonteles.
Segundo ele, a transformação da sociedade e dos meios de produção tem sido promovida por protagonistas cada vez mais jovens e ávidos pelo saber: “na era do conhecimento, cada vez mais novos estão sendo os atores transformadores da economia e da sociedade. As ideias que estão sendo disruptivas e transformando governos, sociedades e empresas são feitas por pessoas cada vez mais novas”, continuou.
Victor Hugo, Presidente da Investe Piauí, abordou pontos cruciais da atualidade que permeiam a construção de um mundo melhor para todos, com foco nas energias renováveis/ hidrogênio verde: “dialogando com as principais empresas e empreendedores do estado, nacionais e internacionais, recomendo fortemente para todos os estudantes mergulharem no universo de economia circular, sustentabilidade e inovação”, enfatizou.
Segundo dia – 07 de março
Joel Rodrigues, Empreendedor e Coordenador do Centro de Inteligência do Sistema Fecomércío Ceará, ministrou sua aguardada palestra “Uma Jornada Global pelo Conhecimento: Desconstruindo Limites e Impactando Vidas”. De acordo com ele, mais do que nunca, é preciso saber adaptar-se e agir:
“Onde a gente puser energia, a gente vai fazer acontecer. É essa atitude, essa mentalidade empreendedora de ir em frente que quero ajudar a despertar em cada um de vocês. Vivemos ciclos de inovação cada vez mais rápidos, então precisamos nos adaptar”, afirmou.
Rayana Agrélio, Diretora-Presidente do iCEV, detalhou um raciocínio que vai ao encontro das falas de Joel: “a gente precisa superar nossas crenças limitantes. Trabalhe tanto até que a sorte esteja a seu favor”, recomendou na ocasião.
“A Tecnologia e a Modernização do Judiciário”
Esse foi o tema da palestra protagonizada pelos Desembargadores José Wilson e Pedro Felipe. Para José, “o poder judiciário piauiense teve uma evolução muito significativa nos últimos 10 anos com o uso da tecnologia e a virtualização dos processos”.
Pedro Felipe, por sua vez, também enfatizou o papel da tecnologia nesse contexto: “não dá para você ser juiz, promotor, advogado, defensor ou professor sem entender como funciona a dinâmica da tecnologia e da inteligência artificial”.
“Economia Criativa e os Impactos Sociais”
Segundo Gildário Lima, Fundador da TRON – Ensino de Robótica Educativa, “nunca na história tivemos um momento tão sinérgico e potencializado para o jovem estudante piauiense”. Sua palestra teve como tema a “Economia Criativa e os Impactos Sociais”.
De mãos dadas com a tecnologia
“As startups do futuro têm que vir para tentar resolver coisas simples”, disse Ricardo Lira, Empreendedor e Professor Pesquisador de Inteligência Artificial, na palestra intitulada “O Agro é Tech – Como a IA e a IoT mudaram o cenário do agronegócio”.
Ranulfo Plutarco, Professor Pesquisador de Robótica Inteligente, que também participou dessa palestra, acredita na otimização dos processos gerada pelo uso assertivo da tecnologia: “na indústria 6.0 a gente quer que as pessoas consigam conversar e ter uma colaboração com os robôs para que elas sejam capazes de melhorar o funcionamento de tudo que já está acontecendo”, pontuou.
Terceiro e último dia – 08 de março
O terceiro e último dia do III DNT reservou momentos de muita inspiração protagonizados, em grande parte, por referências femininas, que celebraram o Dia Internacional das Mulheres da melhor forma: “o mercado não quer um estagiário pronto, quer uma pessoa com muita vontade de aprender, resolver problemas e desenvolver soft skills”, enfatizou Stephanie Cardoso, Desenvolvedora Pleno Grupo Globo. “Se você não se preparar, outra pessoa vai”, acrescentou, na sua palestra “Da Faculdade para o Mercado de Trabalho; como se Tornar a Pessoa Candidata que as Empresas Procuram”.
O dia todo delas!
Na sequência, um verdadeiro show de empoderamento subiu ao palco do III DNT, afinal, como disse Karol Utomi, Presidente do Grupo Kaosu, Advogada e Empreendedora, “estar na liderança da própria vida já é um ato de coragem da mulher”. Ela dividiu esse momento com Rejane Sánchez, Diretora no Rejane Silva Sánchez Bureau de Direito. Segundo Rejane, “e assim a gente avança, é por meio da união, é conhecendo nossas diferenças, é entendendo que não me serei livre enquanto outras mulheres não forem”. A palestra de ambas foi intitulada “Construindo Juntas: Mulher, Liderança e Relações de Trabalho”.
Pablo Renteria, Árbitro, Ex-Diretor da CVM, esteve à frente da palestra ‘Fraudes no Mercado Financeiro” e alertou: “os golpes financeiros estão se valendo cada vez mais dos novos meios tecnológicos e redes sociais”.
Por fim, Flávia Gaeta, Doutora em Direito Tributário PUC/SP, e Jonathas Freitas, Embaixador do Instituto Ayrton Senna, trataram do “Futuro dos Negócios/ Habilidades e o Poder do Comportamento”. Flávia começou fazendo alguns questionamentos muito importantes:
“Será que eu ouço as pessoas? Será que eu tenho prestado atenção nelas? Isso é uma habilidade! Nós aprendemos ouvindo e ouvir exige mais paciência e inteligência emocional da gente”, assegurou.
Para Jonathas, “o grande segredo é colher feedback, é entender o que o cliente quer e, a partir daí, você reconstrói seu produto. Você precisa aprender a cuidar do seu cliente”.
Negócios e parcerias
O maior evento acadêmico do Piauí é fruto de uma soma de grandes esforços. Por isso, vale ressaltar as grandes marcas que abraçaram nosso propósito educacional e apoiaram o evento. Foram elas: Quartheto; Ora Telecom; FarmaFórmula ; Vida Para Você; Meu Doce Gourmet; Ornat – Origem Natural e Fito Fit.
Além disso, fechamos parcerias que foram fundamentais para que pudéssemos construir um Congresso grandioso. Conheça nossos parceiros: Rambeer; Gordin da Batata ; Kinta do Açaí ; Fumaça Gourmet ; Cooperativa de Artesanato Mestre Dezinho e Umbu Joias.
IV DNT está confirmado!
O IV DNT está confirmadíssimo. Então, já reserve na sua agenda porque em março de 2025 você terá mais uma oportunidade incrível para desfrutar de tudo o que só o maior Congresso Acadêmico do Piauí tem para oferecer!