Notícias

Dia do Homem – Data para refletir sobre a saúde masculina

O Dia do Homem é celebrado em diversos países do mundo e, no Brasil, em 15 de julho desde 1992. A data fortalece reflexões e alertas sobre a saúde masculina de forma mais abrangente, nos aspectos físicos, mental e emocional.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer – INCA, no Brasil, estimam-se 65.840 casos novos de câncer de próstata para cada ano do triênio 2020-2022. Em 2020, 65 mil novos casos de câncer de próstata foram registrados no País.

Pesquisas também apontam que os homens costumam demorar mais para buscar ajuda, principalmente se os sintomas forem associados a transtorno mental.  Dentre os fatores que contribuem para esses registros, o machismo pode e deve ser considerado.

É importante desconstruir os tabus, como, por exemplo, o de não demonstrar sinal de fraqueza, pois fomos ensinados culturalmente que "homem não chora". Os transtornos mentais em homens necessitam de atenção e precisam também de prevenção.

A maioria dos homens tem vergonha de falar sobre seu sofrimento mental, seja por tristeza, ansiedade, insônia, irritabilidade, falta de prazer, desânimo, etc. Consequentemente, deixam de ter uma vida feliz, saudável e com melhor qualidade.

Vamos desconstruir alguns conceitos ultrapassados sobre masculinidade? Só é possível cuidar dos outros quando cuidamos de nós mesmos!

Cuide da sua saúde!

Comente: