Notícias
Postado em 04/10/2021
CEV 2022: inovar agora para construir o futuro dos sonhos
O Grupo Educacional CEV é a instituição educacional piauiense que mais investe em inovação e tecnologia. Isso porque acredita que a construção de um futuro melhor passa também pela formação de jovens conscientes dos problemas atuais do mundo e engajados em soluções de visão sistêmica integrada. Cidadãos do mundo, com senso crítico, resiliência e empatia. No mês de setembro, o conselho consultivo do Grupo, que inclui diretores e coordenadores de suas Escolas, se reuniu para organizar os próximos avanços da metodologia CEV e tornar ainda melhor o que já é referência na área da educação.
“Os encontros do conselho ampliado têm papel estratégico em grandes grupos como o CEV. É importante que os gestores tenham conhecimento dos objetivos, das missões que levam à consolidação do grupo no mercado. Além disso, contribui para o clima organizacional, para que os líderes possam replicar aos seus liderados as metas, e assim consigam engajar todos em busca dos seus aprimoramentos pessoais, que, por consequência, leva ao sucesso de todo o grupo”, explica o diretor pedagógico Teixeira Neto.
Segundo o diretor geral de Ensino Nazareno Fonteles, em 2022 o processo de ensino-aprendizagem do CEV Colégio passará por uma nova grande transformação, por isso faz-se urgente que todos os envolvidos nesse processo estejam alinhados com as mudanças. “No CEV as inovações sempre acontecem. Eu diria que o colégio nasceu com a vocação de inovar nos processos educacionais. Fizemos uma síntese das experiências exitosas tradicionais com as modernas e, a partir daí, inovamos dentro das nossas próprias vivências. Em 2022, com a chegada do Novo Ensino Médio, voltamos a repensar a nossa metodologia, que passará mais uma vez por uma mudança positiva, com foco em processos cada vez mais sencientes, integradores, dinâmicos, ativos, criativos e que ampliarão a visão de mundo do viver e conviver no século XXI”, frisa o diretor.
Entre as mudanças citadas por Nazareno está a inclusão dos itinerários informativos, que proporcionarão experiências/aprendizagens criativas, com mediação de tecnologias digitais avançadas. Estatística aplicada, audiovisual e multimídia, análise e visualização de dados farão parte dessa inovação; assim como o Projeto de Vida, uma continuação do Projeto Conviver, que agora incluirá abordagem das afinidades dos estudantes na construção de suas carreiras por meio da inteligência senciente, que integra o pensar com o sentir.
Outro ponto citado foi o sistema de avaliações do CEV Colégio, que já é reconhecido como um dos mais eficazes do Brasil. Os quizzes continuarão a ser realizados durante as aulas, mas a partir do próximo ano será possível resolvê-los tanto com o uso de tablets como com o de smartphones, o que facilitará ainda mais o acesso do estudante à essa inovadora dinâmica avaliativa.
Outras formas de avaliação incluem provas subjetivas, simulados no estilo Enem e avaliação de projetos. O sistema avaliativo do CEV tem o objetivo de tornar a experiência do estudante em sala de aula um momento de aprendizagem eficaz. “Avaliar para nós é parte intrínseca do processo de aprendizagem, tornando esse processo mais eficaz durante o período em que o aluno está em sala de aula. Queremos que ele aprenda o máximo possível enquanto está na escola”, completa Nazareno.
Para o diretor Rafael Lima, é tempo de avaliar e planejar em um contexto de avanços. “É importante retomarmos os encontros com os líderes de equipes para alinharmos nossas estratégias neste final de ano, que foi especialmente desafiador para todos do segmento da educação. Nesse momento compartilhamos nossos planos a curto, médio e longo prazo, tendo como base o que escutamos dos líderes que estão à frente das equipes, em busca de superar desafios e avançar nas conquistas”, finaliza Rafael.