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Postado em 14/08/2024
Afinal, o que é o CSC? Entenda como o Centro de Serviços Compartilhados funciona no Grupo CEV
Você já vivencia o CSC todos os dias, mas sabe de fato o que ele é? Como funciona e para que ele foi pensado? No Grupo CEV, estamos sempre em busca de maneiras de melhorar nossa organização e tornar nossos processos mais eficientes. Uma das estratégias adotadas foi o Centro de Serviços Compartilhados - CSC.
O nosso Centro de Serviços Compartilhados é uma unidade que reúne diversas funções administrativas e operacionais em um único lugar. Ele é formado por equipes como recursos humanos, contabilidade, marketing, tecnologia da informação, suprimentos e logística, entre outros setores que trabalham de forma integrada.
Por que o CSC foi criado?
O Grupo CEV tem sede em Teresina/PI e atua em todo o Brasil por meio de suas respectivas instituições de ensino e soluções educacionais. Mais do que um grupo de empresas, o CEV é formado por pessoas que tem como propósito transformar vidas através da educação e se ancoram em valores primordiais de inovação, excelência, respeito ao próximo e foco em resultados.
Com mais de 20 anos de experiência, é destaque em todos segmentos educacionais, desde a educação infantil, passando pelo berçário, ensino fundamental e médio até o pré-vestibular, sendo referência em resultados e aprovações nos principais vestibulares do país.
Também conta com instituição de ensino superior voltada para a graduação e pós-graduação, preparatório para concursos e a Vortex Editora, que está presente em todo o Brasil com soluções inovadoras para toda a comunidade escolar: gestores, professores, famílias e estudantes.
São milhares de pessoas envolvidas em todo o processo, entre alunos, clientes, colaboradores e parceiros. Então:
Como padronizar e garantir o serviço de excelência oferecido por todas as empresas e unidades?
Por isso, o CSC do Grupo CEV foi criado para enfrentar os desafios das diferentes unidades de negócios de forma centralizada e padronizada. Esse estilo de operação melhora a qualidade dos serviços oferecidos pelo Grupo, aumenta a produtividade dos colaboradores e reduz as margens de erro e custos operacionais.
Ao transferir tarefas administrativas e de suporte para o CSC, a equipe central pode focar nas atividades principais. Isso permite uma gestão mais efetiva, com uma visão clara e controle das operações, resultando em serviços mais eficientes e organizados para colaboradores, clientes e parceiros.
“O CSC, além de ser uma mudança estrutural, é também uma evolução na forma como trabalhamos e nos relacionamos dentro do Grupo CEV. Um passo importante para também implementarmos soluções inovadoras de maneira mais ágil e coordenada, reforçando nosso compromisso com a excelência”, afirma Marina Freitas, Diretora de Gestão do Grupo.
Diversas empresas no exterior e no Brasil já adotaram o CSC como estratégia de negócio. Exemplos disso são as grandes marcas como Nestlé, Natura, Amil, Ambev, Rede Globo, entre outras. No Grupo CEV, a implantação do Centro de Serviços Compartilhados foi um marco significativo na jornada rumo à excelência e inovação.
Com uma estrutura robusta e profissionais especializados, o CSC do Grupo demonstra a capacidade de expandir e oferecer para empresas e organizações externas soluções que podem aprimorar seus processos e alcançar altos níveis de eficiência.
Salas de Reuniões do CSC
Para facilitar o alinhamento e a comunicação entre as diversas equipes, o Centro de Serviços Compartilhados dispõe de quatro salas de reuniões estrategicamente localizadas e um espaço de convivência.
Cada uma nomeada em homenagem a grandes nomes que foram marcos na história do contexto educacional: Paulo Freire, Josué de Castro, Elon Lages Lima e Leonardo da Vinci.
Conheça melhor os serviços do CSC do Grupo CEV
Gente e Cultura:
Recrutamento e seleção, onboarding e offboarding de colaboradores, avaliação de desempenho, avaliação de clima organizacional, gestão de treinamentos, gestão de cargos e salários, gestão de cultura e ações de endomarketing.
Departamento pessoal:
Admissão, demissão, folha de pagamento, obrigações acessórias - mensal e anual, controle de benefício e de ponto eletrônico, dossiê de colaboradores e atendimento de fiscalizações.
Marketing:
Materiais de conteúdo digital, gráfico e audiovisual, comunicação externa e interna, campanhas publicitárias, cobertura de eventos e atividades, consultoria externa, planejamento estratégico anual e atividades administrativas de marketing.
Eventos
Planejamento e organização de eventos, realização de eventos e aplicação de pesquisa de satisfação.
Relacionamento:
Atendimento ao cliente, régua de relacionamento, aplicação de NPS, venda de serviços e produtos - fardamento, material didático, taxas de inscrição em eventos e escolinhas, envio de comunicados externos, internos e captação de alunos.
Segurança e medicina do trabalho:
Elaboração de planos de segurança e medicina e segurança do trabalho, controle de exames ocupacionais, controle de atestados médicos, gestão de EPIs, gestão de CIPA, auditorias de conformidade e atendimento de fiscalizações.
Financeiro:
Contas a pagar - fornecedores, colaboradores, baixa de pagamentos e agendamentos, contas a receber, conciliação bancária - atualização de sistema conforme extratos bancários, emissão de relatórios, gestão de inadimplência, apuração de resultados - DFC gerencial e caixa, tesouraria, conferência de fechamento de caixa, conciliação bancária e de cartão, análise de crédito, gestão e apuração de comissões e pagamentos - escola e consultor, gestão de cobrança e multa de quebra de contratos, gestão de fluxo de caixa, adiantamento e prestação de contas de viagens.
Contabilidade:
Conferência de documentos fiscais de entrada e saída, lançamentos e conciliação contábil, apuração de resultados - DRE mensal e anual, DFC contábil - competência, apuração de impostos, controle fiscal, balancete mensal e anual, gestão de patrimônio contábil, envio de obrigações acessórias e emissão de nota fiscal de serviços e mercadorias.
Tecnologia da informação:
Suporte técnico de hardware e software, manutenção de hardware preventiva, gestão de infraestrutura tecnológica de TI e implantação de projetos tecnológicos de TI.
Controladoria:
Auditoria interna de controles, gestão orçamentária e de resultados.
Business Intelligence (BI):
Desenvolvimento de pesquisa de satisfação, tratamento de dados, produção e evolução de painéis de indicadores.
Processos jurídicos:
Consultoria jurídica, análise e elaboração de contratos, controle de contratos e documentação legal, gestão de processos - administrativos, trabalhistas, cíveis, societários e auditoria de riscos.
Suprimentos e logística
Cadastro de fornecedores e produtos, cotação, negociação e emissão de pedido de compras, gestão de garantias, lançamento de nota fiscal, recebimento de equipamentos e controle patrimonial.
Manutenção
Acompanhamento de serviços terceirizados e manutenção predial.
Processamento de notas (SPN)
Aplicação de material de provas e testes, processamento e geração de notas - objetiva e discursiva, cadastro de gabaritos, acompanhamento de conteúdo programático e enturmação de alunos.
Processos de produção gráfica
Diagramação, impressão e distribuição de provas, testes e materiais extras.