Comunicados
Postado em 25/04/2018
A Campanha de Vacinação contra a Gripe já começou. Saiba mais.
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe já foi iniciada e segue até o dia 1º de junho. Em Teresina são mais de 80 postos e salas de vacina em hospitais e Unidades Básicas de Saúde (UBS) com doses disponíveis para todo o público-alvo da campanha, durante os turnos da manhã e da tarde. Clique aqui e encontre o posto mais próximo de sua casa.
Alguns estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias, de 39% a 75% a mortalidade global e em, aproximadamente, 50% nas doenças relacionadas à influenza.
A Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos ou nariz. “Além da vacina, a principal forma de prevenção é lavar as mãos até os cotovelos com água e sabão”, explica Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS. Outras medidas são cuidados simples como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal.
Segundo o Ministério da Saúde, fazem parte do grupo prioritário:
- professores da rede pública e privada;
- crianças de seis meses a 5 anos de idade;
- portadores de doenças crônicas não transmissíveis;
- gestantes;
- puérperas (até 45 dias após o parto);
- entre outros.
A vacina protege contra os vírus influenza tipo B, A H1N1 e A H3N2.
Previna-se!
(Fonte: Fundação Municipal de Saúde)