Notícias

Uso do celular na sala de aula: saiba o que muda no CEV Colégio com as novas regras

Em busca de promover um ambiente escolar mais saudável e equilibrado, o CEV Colégio vai restringir o uso de celulares pelos alunos em todas as unidades. A medida obedece à Lei nº 15.100/2025, sancionada pelo presidente da República, que proíbe o uso de aparelhos eletrônicos portáteis pessoais durante aulas, recreios e intervalos em todas as etapas da educação básica.

Como vai funcionar?

Os celulares serão recolhidos diariamente, na primeira aula, e só poderão ser utilizados em sala para fins pedagógicos, sob orientação dos professores. Durante todo o turno escolar, os aparelhos ficarão guardados, em segurança, nas caixas personalizadas, construídas na própria escola. Ao final da aula, os alunos terão acesso ao celulares para responder ao quiz, avaliação utilizada pelo CEV para mensurar o aprendizado do conteúdo diário.

Menos distração e mais interação social 

A nova medida ajuda a manter o foco e garantir o aprendizado de todos. A ideia é também incentivar a sociabilidade entre os colegas e com os professores, chamando a atenção dos alunos para o momento presente. Com a turma mais concentrada, a tendência é impactar positivamente na jornada acadêmica como um todo.

O diretor de Crescimento do Grupo CEV, Abraão Florêncio, explica que esse é um momento de mudanças positivas, apenas para ajustar o foco nos melhores resultados. “Esse não é um ato de proibição dos celulares, mas um processo de conscientização e mobilização de toda a comunidade escolar para proteger nossos alunos do uso excessivo, principalmente em um espaço onde o foco deve ser a aprendizagem e interação real”, declara.

Segundo o diretor, os celulares ficarão guardados pelos inspetores durante as aulas e também no intervalo. Em caso de emergência, a própria escola entrará em contato com os pais. 

E se o aluno for pego com o celular em sala de aula?

O descumprimento da medida leva à advertências, em um processo gradual de diálogo com os alunos. Se um estudante for pego com o celular em sala de aula é orientado a colocá-lo no depósito. Caso ocorra novamente, será chamado pela coordenação. Na terceira vez, a família é contatada e o aluno vai para casa, perdendo as aulas do dia.

Tecnologia sob supervisão

De acordo com Abraão, a prioridade é sempre a conversa, mostrar para o aluno a importância de não utilizar o aparelho em horários inapropriados.

“Esperamos que percebam com o tempo que não há necessidade de usar o celular durante a aula, que é preciso viver o momento real com os colegas. Não dá para aprender dividindo a atenção entre a aula e o mundo externo, no ambiente virtual. Já sabemos dos prejuízos causados pelo excesso de aparelhos eletrônicos na qualidade de vida das pessoas, agora queremos avaliar os impactos positivos de deixá-los um pouco de lado no processo educacional”, afirma o diretor.

Mesmo com a restrição, a tecnologia continua sendo uma aliada no CEV Colégio, mas agora com melhor supervisão. Os celulares serão utilizados de forma programada, com intencionalidade pedagógica, servindo para potencializar a aprendizagem e não como distração.


Comente: