Notícias

Proteção de dados: uma responsabilidade compartilhada no Grupo CEV

A proteção de informações deixou de ser apenas uma boa prática para se tornar uma responsabilidade compartilhada, principalmente quando se fala em um ambiente digital e corporativo, no qual os dados são ativos valiosos e fundamentais para o funcionamento seguro e eficiente das operações.

Afinal, o que são dados e por que eles são tão importantes?

Dados são informações que permitem identificar uma pessoa ou organização. Eles incluem desde documentos fiscais, nomes de clientes, e-mails, números de conta bancária, endereços pessoais, informações de folha de pagamento e muito mais. Esses registros fazem parte dos bens mais importantes de qualquer instituição e exigem cuidado constante.

Quando ocorre um vazamento, as consequências podem ser sérias: prejuízo financeiro, perda de credibilidade, interrupção de serviços e até violação de leis como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

Proteção x segurança de dados: qual a diferença?


Embora pareçam sinônimos, eles atuam de formas complementares:
A proteção garante que as informações possam ser recuperadas após um ataque, falha ou perda. Enquanto a segurança envolve ferramentas e estratégias para evitar ataques, acessos indevidos e invasões nos sistemas de TI.

Autenticação em 2 Etapas (2FA) no Grupo CEV: uma barreira extra contra invasões

Para reforçar a proteção dos dados institucionais, o Google tornará obrigatória a autenticação em duas etapas a partir de 15 de dezembro.

Antecipando essa exigência e visando manter o ambiente ainda mais seguro, o Grupo CEV implementará a obrigatoriedade do 2FA em todas as contas institucionais com o domínio grupocev.com,  a partir de 30 de novembro.

“A falta de cuidado com a segurança digital pode comprometer informações essenciais do Grupo, desde dados acadêmicos e administrativos até documentos sensíveis de colaboradores e alunos. Muitas das invasões que acontecem em empresas podem começar por uma senha fraca, um link suspeito, um acesso feito em uma rede insegura. Por isso, uma das medidas mais eficientes que temos hoje é a Autenticação em 2 Etapas (2FA)”, explica Emanoel Pereira, Supervisor do Setor de Tecnologia da Informação (TI). 

O que cada colaborador precisa fazer?

Todos os usuários deverão configurar o e-mail institucional com a Autenticação em 2 Etapas antes da data de ativação obrigatória para evitar bloqueios de acesso.

“Com ela, mesmo que alguém descubra sua senha, não conseguirá acessar sua conta sem o segundo código, que geralmente é enviado ao celular ou gerado por um aplicativo autenticado”, reforça Emanoel.

Passo a passo
Siga o passo a passo no link abaixo e configure o seu acesso:
https://support.google.com/accounts/answer/185839

Fique atento


Segurança é uma atitude preventiva que protege você, seus dados e toda a estrutura do Grupo CEV. Além disso, a orientação é que sempre que possível, habilitar o 2FA no e-mail, nas redes sociais e em qualquer sistema que ofereça essa opção.



Comente: