Notícias

O conceito de Lifelong Learning aplicada ao Grupo Educacional CEV

O lifelong learning, ou aprendizado ao longo da vida, é um conceito que defende a ideia de que a educação não se limita apenas aos anos formais de escolaridade, mas é um processo contínuo que ocorre durante toda a vida de uma pessoa. 

Essa abordagem reconhece que o aprendizado pode e deve acontecer em diferentes contextos e momentos, tanto dentro quanto fora das instituições de ensino. Ao adotar essa abordagem você além de se destacar profissionalmente, também se torna uma pessoa mais completa.

A definição de lifelong learning, surgiu na Europa, em 1970, se tornando mais popular a partir de 1990. Essa proposta parte das premissas de que a busca voluntária pelo saber, uma vez iniciada, se apresenta como um processo que não deve ser limitado por prazos ou contextos específicos. E de que essa busca deve ser viabilizada não apenas dentro das instituições de ensino. Mas, sim, em todos os espaços  e contextos, onde  o desejo de conhecer seja cultivado.

No âmbito do Grupo Educacional, que acompanha os estudantes desde os anos iniciais no berçário ao ensino médio, superior e pós-graduação, essa abordagem enfatiza a busca constante por novos conhecimentos, independentemente da natureza e idade. O importante, é que essa filosofia esteja em constante andamento, seja em prol do âmbito profissional ou pessoal.

Nesse percurso, o conceito é integrado de maneira transversal, proporcionando e incentivando alunos, professores, colaboradores e comunidade escolar como um todo, oportunidades contínuas de crescimento e desenvolvimento, seja através da leitura, participação em cursos, workshops, conversas ou mesmo em experiências vivenciadas para que o desejo do saber seja cultivado.

Benefícios associados ao lifelong learning
Quem anda de mãos dadas com a educação continuada adquire novas competências. Isso inclui as de caráter técnico, chamadas de “hard skills”, e as de caráter comportamental, chamadas de “soft skills”.

Quais são as bases dessa proposta?

O lifelong learning pauta-se por quatro pilares, vale ressaltar que esses pilares são descritos pela Lifelong Learning Council Queensland – LLCQ, organização que mais promove o lifelong learning no mundo.

- Aprender a conhecer: esse ponto trata do prazer que se associa à busca pelo conhecimento;

- Aprender a fazer: a aliança entre teoria e prática é fundamental não apenas para solidificar na mente o que se aprende, mas também para conferir ao ato de aprender uma significação ainda mais profunda e relevante;

- Aprender a conviver: nesse processo da busca pelo conhecimento, a troca de informações e experiências com outras pessoas é imprescindível; 

- Aprender a ser: ou seja, aprender a ser um indivíduo autônomo, liberto, regido por senso crítico e vontade de aprender sempre mais.

Essa mentalidade de aprendizado contínuo beneficia o indivíduo, além de contribuir para uma sociedade mais dinâmica, inovadora e inclusiva, onde o conhecimento é verdadeiramente acessível a todos, em todos os momentos da vida.

Vamos construir um futuro educacional mais promissor, juntos. 








Comente: