Notícias
Postado em 23/08/2022
Neurociência pode oferecer melhores caminhos para a aprendizagem
O Serviço de Orientação Educacional e Psicológica – SOEP promoveu, no último sábado (20), encontro com professores do Ensino Infantil para dialogar sobre a importância de aplicar a neurociência no trabalho diário.
Segundo a psicóloga Nancy Nayra, os fundamentos da neurociência são extremamente importantes para a educação, compreensão dos porquês de determinados comportamentos e afirma que, por meio de estímulos adequados, o professor pode fazer o aluno se desenvolver, de modo a aumentar a aprendizagem.
“Como professoras passamos o dia ligando, desligando e aumentando as redes neurais dos nossos educandos. Fazemos diariamente “cirurgias neurológicas” quando criamos estratégias de aprendizagem, quando uma criança adquire uma habilidade por meio dessas conexões”, explica.
No evento, a palestrante mostrou diversos conhecimentos técnicos sobre o funcionamento cerebral e destacou que os conceitos servem para reforçar as estratégias pedagógicas que os professores devem usar para garantir a aprendizagem dos alunos.
“Nós professores precisamos entender, não somente da parte pedagógica, mas também sobre como ajudar o aluno no comportamental para que consolide a parte de aprendizagem. O projeto Fluire veio como um suporte para nós professores, nessa busca de conhecimento, para ajudar nossos alunos de uma maneira mais eficaz, lúdica e satisfatória”, disse Ursulina, professora do Infantil V.
"Aprender sobre a neurociência no processo de ensino e aprendizagem nos permitiu entender ainda mais como o cérebro da criança é impactado pelo ambiente e pelos estímulos ofertados desde cedo. Vimos, na teoria e na prática ,como o cérebro é dividido e como nossas crianças desenvolvem capacidades de linguagem, criatividade, raciocínio e autorregulação ao receberem novos estímulos e realizarem tarefas cognitivas. Estamos muito felizes com as oportunidades de conhecimento ofertados por nossa escola, através da nossa equipe do SOEP, e em poder adotar as estratégias mais adequados para conduzir os processos de aprendizagem em sala de aula", ressalta Karol Oliveira, professora.
O objetivo principal desses encontros é incentivar os estudos e proporcionar meios para contribuir com o desenvolvimento do trabalho dos docentes. A escola se preocupa com o processo de atualização dos professores, razão pela qual provoca debates mais ricos, levando o professor à reflexão sobre sua postura diante dos desafios apresentados no dia a dia pelos alunos.