Notícias

Neurociência pode oferecer melhores caminhos para a aprendizagem

O Serviço de Orientação Educacional e Psicológica – SOEP promoveu, no último sábado (20), encontro com professores do Ensino Infantil para dialogar sobre a importância de aplicar a neurociência no trabalho diário.

Segundo a psicóloga Nancy Nayra, os fundamentos da neurociência são extremamente importantes para a educação, compreensão dos porquês de determinados comportamentos e afirma que, por meio de estímulos adequados, o  professor pode fazer o aluno se desenvolver, de modo a aumentar a aprendizagem.

“Como professoras passamos o dia ligando, desligando e aumentando as redes neurais dos nossos educandos. Fazemos diariamente “cirurgias neurológicas” quando criamos estratégias de aprendizagem, quando uma criança adquire uma habilidade por meio dessas conexões”, explica.

No evento, a palestrante mostrou diversos conhecimentos técnicos sobre o funcionamento cerebral e destacou que os conceitos servem para reforçar as estratégias pedagógicas que os professores devem usar para garantir a aprendizagem dos alunos.

“Nós professores precisamos entender, não somente da parte pedagógica, mas também sobre como ajudar o aluno no comportamental para que consolide a parte de aprendizagem. O projeto Fluire veio como um suporte para nós professores, nessa busca de conhecimento, para ajudar nossos alunos de uma maneira mais eficaz, lúdica e satisfatória”, disse Ursulina, professora do Infantil V.

"Aprender sobre a neurociência no processo de ensino e aprendizagem nos permitiu entender ainda mais como o cérebro da criança é impactado pelo ambiente e pelos estímulos ofertados desde cedo. Vimos, na teoria e na prática ,como o cérebro é dividido e como nossas crianças desenvolvem capacidades de linguagem, criatividade, raciocínio e autorregulação ao receberem novos estímulos e  realizarem tarefas cognitivas. Estamos muito felizes com as oportunidades de conhecimento ofertados por nossa escola, através da nossa equipe do SOEP, e em poder adotar as estratégias  mais adequados para conduzir os processos de aprendizagem em sala de aula", ressalta  Karol Oliveira, professora.

O objetivo principal desses encontros é  incentivar os estudos e proporcionar meios para contribuir com o desenvolvimento  do trabalho dos  docentes.  A  escola se preocupa com o processo de atualização dos professores, razão pela qual provoca debates mais ricos,  levando o professor à reflexão sobre sua postura diante dos desafios apresentados no dia a dia pelos alunos. 




Comente: