Notícias

Janeiro branco: uma jornada de autocuidado e equilíbrio

O início de um novo ano é um convite para recomeçar, redefinir metas e cuidar do que importa - a saúde. É nesse sentido que a campanha Janeiro branco, regulamentada pela Lei nº 14.556/2023, destaca a importância da saúde mental, incentivando diálogos e ações que podem fazer a diferença.

No Grupo CEV, a campanha vai além de um marco no calendário, é um compromisso constante. Entre as iniciativas do Grupo, estão o apoio à prática de atividades físicas, esportivas e a construção de espaços para reflexão e descontração ganham destaque.

Hábitos que fazem bem

Cada um tem suas próprias fontes de energia e formas de lidar com as preocupações do dia a dia. Durante o Janeiro Branco, colaboradores do Grupo compartilham alguns de seus hobbies que contribuem para o bem- estar emocional.

“Escrever me faz bem. Isso me deixa mais leve e essa arte me possibilita viver várias vidas dentro de uma só”, afirma o Assessor de comunicação e escritor, Leonardo Alves. 

“O que me faz bem é o teatro! A cada ensaio, a cada personagem que eu interpreto, sinto que consigo me expressar de diversas formas. No palco, eu deixo fluir tudo que estou sentindo e isso me deixa leve”, ressalta o social media, ator e produtor  Apolo Erlantz.


Para não esquecer: cuide de si! 

Adotar práticas simples pode transformar o dia a dia e contribuir para uma vida mais leve. Confira:

Movimente-se

Atividades físicas como caminhada, dança ou yoga ajudam a aliviar o estresse e a melhorar o humor;

Alimente-se bem

Escolhas saudáveis na alimentação impactam positivamente tanto o corpo quanto a mente;

Desconecte-se

Reserve momentos para relaxar e praticar hobbies que tragam alegria;

Fale sobre seus sentimentos

Compartilhar emoções com pessoas de confiança fortalece vínculos e alivia tensões.

Busque apoio profissional

Se perceber sinais de ansiedade, estresse persistente ou tristeza profunda, não hesite em buscar ajuda profissional.

É possível procurar alguns caminhos dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), que conta com uma rede de serviços especializados que vão desde Atendimentos Ambulatoriais, Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) até internação para casos mais graves.





Comente: