Notícias

Grupo CEV lança a campanha “A melhor arma contra o câncer de mama está em suas mãos”

O Piauí tem uma taxa estimada de 13,49 casos de câncer de mama para cada 100 mil mulheres*. A doença está em primeiro lugar como causa de morte por câncer na população feminina em todas as regiões do Brasil, exceto na região Norte, onde o câncer do colo do útero ocupa essa posição. Com o intuito de alertar para o tratamento preventivo, o Grupo CEV lança a campanha “A melhor arma contra o câncer de mama está em suas mãos”. Através de informativos, broches e conteúdos em suas redes sociais, o grupo busca conscientizar a todos e todas sobre a problemática. Além disso, realiza também a sexta temática, em que os colaboradores vestem rosa em alusão à campanha.

Para enfatizar ainda mais a importância da temática, a Coordenação de Disciplina e Rendimento (CDR) e o Serviço de Orientação Educacional e Psicológica (SOEP) estão realizando reuniões de conscientização com colaboradores de todas as unidades, também como forma de incentivar esse autocuidado.


Sobre o Outubro Rosa

A campanha do Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos após a constatação da necessidade de mobilização da população pelo compartilhamento de informações acerca da doença. O símbolo foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, durante a primeira Corrida pela Cura, realizada em 1990, na cidade de Nova York. Desde então, o mês de outubro é conhecido mundialmente como mês rosa. 

O câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve no tecido mamário. Surge mais frequentemente em mulheres com faixa etária a partir dos 50 anos, mas também pode ocorrer em homens acima dos 60 anos. A doença é causada pela multiplicação de células anormais geradoras de cisto. O diagnóstico precoce do câncer de mama aumenta a probabilidade da cura e ajuda a salvar vidas.

Atualmente, o autoexame não é mais recomendado pelo Ministério da Saúde. A orientação é de que as mulheres observem e apalpem suas mamas sempre que se sentirem confortáveis para tal, mas o autoexame da mama não substitui exame clínico. Em caso de qualquer dúvida devem procurar orientação médica.

Entre os principais sintomas relacionados à alterações na mama e que podem ser fatores de riscos estão:

  • Presença de nódulo ou caroço que não dói;

  • Liberação de líquido pelo mamilo;

  • Eritema (vermelhidão na pele);

  •  Inchaço ou alteração no tamanho de uma da mama;

  • Caroços ou inchaço na região das ínguas da axila.


Alguns hábitos podem ajudar a reduzir em até 28% o risco de uma mulher desenvolver câncer de mama. Entre eles estão:

  • Prática de atividade física regular;

  • Alimentação saudável;

  •  Não fumar;

  • Não ingerir bebidas alcoólicas;

  • Evitar uso de hormônios sintéticos em altas doses.



 *Dados do INCA, 2021.



Comente: