Notícias
Postado em 29/10/2024
Estudante do CEV Colégio participa de simulações no maior centro de foguetes do mundo, nos EUA
Stefanie Laura Sousa, 16, estudante do 2º ano do ensino médio do CEV Colégio, em Teresina (PI) está no seleto grupo de cinco estudantes brasileiros selecionados para participar do Honeywell Leadership Challenge Academy (HLCA), um programa de liderança e tecnologia espacial realizado em parceria com o U.S. Space & Rocket Center, o maior centro de foguetes e relíquias espaciais do mundo, localizado nos Estados Unidos.
A iniciativa, da Honeywell e da organização não governamental (ONG) Junior Achievement, tem como objetivo inspirar jovens a seguirem profissões nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM).
Os estudantes brasileiros se unem a outros 40 jovens de todo o mundo em Huntsville, Alabama, para participar de simulações espaciais e atividades práticas, como codificação, ciência da computação e desenvolvimento de liderança, proporcionando uma experiência que pode ajudar na escolha de suas futuras carreiras.
Networking com astronautas e experiência em gravidade zero
A estudante piauiense terá contato com astronautas e participarão de simulações de missões espaciais, treinamentos que os astronautas passam e construir modelos de foguetes, além da oportunidade de vivenciar passeios em condições de baixa gravidade, como a condição de uma verdadeira nave espacial.
Como tudo começou?
A miniempresa Dog&Bag, criada por um grupo de alunos do Ensino Médio do CEV, recebeu o prêmio de segunda melhor empresa júnior do Brasil na 22ª Feira de Miniempresas da Junior Achievement (JA). O grupo foi o único representante do nordeste.
Stefanie Laura é uma das integrantes da Dog&Bag e foi selecionada pela Junior Achievement para participar Honeywell Leadership Challenge Academy.
Déficit
A iniciativa busca enfrentar o desafio da formação de profissionais em STEM no Brasil. De acordo com pesquisa do Google, apenas 20% dos estudantes entre 25 e 34 anos mostram algum interesse em seguir carreira nas áreas de exatas e tecnologia da informação (TI). Os números da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) indicam que até 2025 serão abertas cerca de 800 mil vagas no setor, enquanto o país forma apenas 59 mil profissionais por ano, o que evidencia um descompasso entre oferta e demanda.
Experiência
Desde 2010, a Honeywell e a U.S. Space & Rocket Center concederam mais de 3 mil bolsas de estudo para estudantes de todo o mundo. Em 2023, 237 alunos de 45 países e 29 estados dos EUA participaram, em um ambiente que fomenta a liderança e o aprendizado por meio da prática das matérias da área de STEM. Nos últimos 10 anos, 22 estudantes do Brasil já participaram do programa, que seleciona jovens a partir de um processo de inscrição e revisão com base no desempenho acadêmico e no envolvimento da comunidade.