Notícias

Como anda a sua saúde mental?

Hoje trouxemos um assunto bem relevante: saúde mental. Segundo pesquisa feita pela LHH do Grupo Adecco, empresa suíça de recursos humanos que atua em 60 países, 38% das pessoas ouvidas dizem ter sofrido da Síndrome de Burnout, após o surgimento de mudanças causadas pela pandemia, que ocasionam  grandes transformações na rotina das pessoas,  principalmente entre os jovens.

Mas afinal, o que é a Síndrome de Burnout?

Também conhecida como Síndrome do Esgotamento Profissional, é um distúrbio psíquico causado pela exaustão extrema relacionada ao ambiente de trabalho do indivíduo. Essa doença prejudica diversos aspectos da vida da pessoa e afeta todo seu desempenho profissional.

Quais os principais sintomas dessa doença?

·     insônia — mesmo sentindo cansaço extremo, o indivíduo não consegue relaxar e ter boas noites de sono;

·  memória ruim — esquecimentos passam a ser comuns na rotina e resultam do esgotamento mental;

·   baixa imunidade — o corpo enfraquecido tem suas defesas reduzidas e fica mais vulnerável a diversos tipos de doenças;

·    fadiga persistente — a sensação de desânimo e o cansaço físico duram vários dias, semanas ou até meses;

·     irritabilidade — a raiva ou falta de paciência para executar tarefas passa a ser constante e causar discussões/desentendimentos;

·      ansiedade — preocupação, nervosismo e procrastinação;

·      depressão — tristeza, apatia e falta de esperança.

A síndrome, que foi incluída na Classificação Internacional de Doenças da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2019, como doença ocupacional, se não tratada pode evoluir para doenças como hipertensão, problemas gastrointestinais, depressão profunda, problemas coronarianos e alcoolismo.

Fique atento aos sinais, não tenha receio de pedir ajuda, estabeleça e organize suas prioridades, sempre que possível, faça pausas entre uma atividade e outra, respire fundo e recupere o foco, se verificou que a qualidade de vida no trabalho não anda tão boa, relate suas emoções ao seu líder,  busque uma rede de apoio, busque ajuda profissional. 

Cuide da sua saúde! Cuide de você!



Comente: