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Cientistas na escola: aprendizado com tecnologia incentiva ideias criativas

De inovação os alunos do CEV entendem. Cada vez mais conectados com a tecnologia, estudando e produzindo no laboratório a partir das técnicas maker, a turma tem testado protótipos que podem ser muito importantes para a sobrevivência humana, literalmente falando. Os alunos mostraram expertise e criatividade ao participar de um evento organizado pelos acadêmicos de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

A “ComPETção”, como foi batizada a ação desenvolvida pelo grupo universitário PET Potência, desafiou os estudantes do ensino básico a construírem projetos utilizando arduino, uma plataforma de prototipagem eletrônica. Os trabalhos precisavam estar voltados para segurança doméstica, segurança no trânsito ou deslocamento de peso.

Três turmas do CEV Colégio estiveram no evento e fizeram sucesso com seus protótipos. A Equipe Inovação, formada na Unidade Kennedy, criou um óculos anti sono, com sensor capaz de identificar se um motorista cochilou ao volante, além de disparar um alarme sonoro para acordá-lo imediatamente. O projeto rendeu o título de 1º lugar na categoria Segurança do Trabalho ao aluno Gabriel Osterno.

Os alunos da Unidade Frei Serafim fizeram sucesso ao apresentar um alarme anti vazamento de gás. O dispositivo identifica partículas de gás de cozinha no ar e aciona um alarme via bluetooth a até 12 metros de distância. A ideia que pode garantir segurança nos perigosos casos de vazamento e evitar incêndios partiu de um grupo do 7º ano do Ensino Fundamental. O grupo ganhou o 2º lugar na categoria Segurança Doméstica.

A terceira equipe do CEV representou a Unidade Sul, criando um dispositivo capaz de detectar a presença de pessoas antes de subirem e descerem escadas, acionando uma fita de led para iluminar o caminho e evitar acidentes.

“A robótica e a programação permitem a interdisciplinaridade prática entre as áreas do conhecimento durante a criação de um protótipo. O aluno desenvolve o raciocínio lógico e a criatividade, criando seus próprios projetos e adquirindo assim autonomia e proatividade”, explica o professor de robótica e programação do CEV, Levi de Alencar. Segundo ele, a experiência de participar de um evento em ambiente universitário foi sensacional, pois os alunos puderam interagir, ver novas possibilidades e conhecer pessoas de áreas até então desconhecidas para eles.

“Os alunos tiveram a oportunidade de mostrar e também de ver o quão impactante foram os trabalhos montados por eles e, ainda mais, disputaram com os universitários. Isso demonstra o nível da robótica no CEV. Os alunos são preparados para grandes desafios e sabem que vão obter êxito. Foi uma experiência muito divertida e muito mão na massa. Montamos, testamos, erramos e finalizamos com sucesso. Essa experiência mostrou pra a turma que podem resolver problemas que vivenciamos todos os dias com o auxílio da robótica que aprendem na escola”, conclui o professor.



Matéria publicada no Portal G1 em 19/12/2022.







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