Notícias
Postado em 13/08/2021
Campanha do Agosto Lilás chama atenção para os casos de violência contra a mulher
Segundo matéria publicada no mês de julho pelo site G1, o aumento no número de casos de violência doméstica no país foi de 48,8% no último ano. Os casos de feminicídio também tiveram crescimento, principalmente no período de isolamento durante o início da pandemia pelo novo coronavírus. Neste mês, iniciamos a campanha do Agosto Lilás, para ajudar no combate à violência contra a mulher através da informação.
Ainda de acordo com a reportagem, uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) em junho deste ano, aponta que cerca de 17 milhões de mulheres sofreram violência física, psicológica ou sexual no último ano. Esse número pode ser ainda maior, se considerarmos que muitas vítimas não chegam a oficializar as denúncias. Por medo, dependência financeira ou apego emocional ao abusador, muitas mulheres acabam sofrendo em silêncio.
Quem está passando por alguma situação de violência dentro ou fora de casa, conta com vários canais para denúncia em nossa cidade. As denúncias podem ser feitas à Delegacia da Mulher ou à Central de Flagrante de Gênero, onde é feito o boletim de ocorrência da denúncia. No interior do Estado as denúncias também devem ser feitas nas Delegacias de Polícia. Após estar em posse do boletim de ocorrência, a vítima poderá requerer as medidas protetivas de urgência ao Ministério Público ou à Defensoria Pública, por meio do Núcleo da Mulher.
Mulheres em situação de violência doméstica e familiar também podem procurar outros canais, como:
Polícia Civil, acesse o site www.pc.pi.gov.br
Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar - 190
Central de Atendimento à Mulher - 180
Direitos Humanos - 100
Centro de Referência da Mulher Esperança Garcia - (86) 9416-9451
Aplicativo Salve Maria - iOS / Android
É muito importante que a vítima faça a denúncia contra o agressor, assim como quem é próximo e sabe das agressões também deve denunciar. Em setembro do ano passado entrou em vigor a Lei Municipal que obriga síndicos e administradores de condomínios residenciais e comerciais a denunciarem à polícia casos de violência doméstica. Caso as agressões não sejam informadas às autoridades, os gestores poderão ser multados entre R$ 500 e R$ 5 mil.
Sobre o Agosto Lilás
Criada no ano de 2016 através da Lei Estadual nº 4.969/2016, a campanha do Agosto Lilás tem como objetivo intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, além de sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher, divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes.